sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

SOBRE A 5ª AÇÃO DO ALIMENTA DANÇA PROJECT


A 5ª Ação do Alimenta Dança Project foi realizado neste dia 5 de dezembro, na Estação Arte e Fato levantando a seguinte questão:
Os editais alimentam as produções culturais do Amazonas?
Como convidados estiveram presentes Tarciano Soares, Keila Serruya, Beatriz Dominguez e Francis Baiardi.
Nas performances Francisco Rider e Contem Dança Cia. 
No cardápio um bom cuscuz com café.
Tendo como uma das propostas de alimentar não somente os sentidos e os paladares, o Alimenta Dança propõem principalmente fazer reflexões sobre questões da dança contemporânea dialogando com a linguagem das artes visuais, da performance e da arte. O projeto tem como um dos focos, dar abertura e autonomia para o artista gerir e divulgar o seu próprio trabalho.
Na 5ª Ação foram levantadas várias questões a respeito do tema proposto e percebe-se uma preocupação dos artistas idealizadores do projeto para um pensamento de como criar mecanismos e alternativas para que o artista local possa criar, fomentar e dar continuidade as suas criações e as suas relações com os modelo e formatos de editais que se encontram na cidade de Manaus

Falar de políticas públicas não se resume a entender de leis, porém digo que é importante sabê-las para entender melhor como captar recursos, mas principalmente como chegar até elas e como fazer valer, como revisar e rever essas leis de incentivo aqui na nossa região, porém sabemos que todos os mecanismos ainda são muito complexos para nós artistas.

Talvez uma dos caminhos para sanar com a defasagem nos índices de aprovação de projetos promovidos pelas secretarias do Estado e Município se encontre na formação de pessoal capacitado para isto. De acordo com o gráfico de Lima, Waner G., sugestão do autor que se encontra disponível em: http://revista.uft.edu.br/index.php/interface/article/viewFile/370/260, observa-se somente duas instiuições que disponibilizam cursos nesta área na cidade de Manaus.
Não precisamos só de cursos livres e ou cursos técnicos, urge um curso de graduação para um estudo mais detalhado sobre políticas públicas em Manaus e no Brasil.
Estou de acordo com o artista Taciano Santos quando este fala da necessidade urgente de se criar uma graduação para entender sobre políticas públicas e estou nesta luta também.
Sabemos que o caminho é tortuoso e encontraremos muitos obstáculos e grandes são os desafios pela frente, mas isto é um desafio colocado ao povo e principalmente a classe artística que luta por melhorias na cultura e não poderia deixar de citar Patrícia de Matos, Diretora de Cultura da UNE que diz: "É um desafio colocado ao povo brasileiro pressionar por mais avanços nesse sentido, para garantir políticas de Estado".
Parabenizo aos artistas que fazem parte dessa rede de pensamentos e desejo que a mesma cresça e que novos adeptos venham "engrossar este caldo" e alimentar, estimular e incentivar ao outros também com mais ideias de comunicação, de compartilhamento e principalmente de ações concretas para a organização de políticas públicas para o nosso estado.
Que venham outros festivais, encontros e seminários que pensem no coletivo!
Referências Bibliográficas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADtica_p%C3%BAblica. Acesso em 06.12.2013 às 13h44min.
http://brhostweb.com/www/revista.uft.edu.br. Acesso em 06.12.2013 às 12h20mim.
Cléia Alves
Professora da Contem Dança Cia.




Um comentário:

  1. Que possamos continuar contribuindo para o desenvolvimento da dança no Amazonas. Força e fé sempre.

    ResponderExcluir