Parcerias


INTERCÂMBIO DE DANÇA ENTRE MANAUS E FRANÇA

Aconteceu desde o dia 26 de fevereiro o intercâmbio com a Contem Dança Cia de Manaus e  A Cia Le Rêve de la Soie (Marselha-França) no  Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente (Iacas) do bairro Santo Antônio de segunda a sábado.A primeira ação do projeto aconteceu com a primeira residência artística,ressaltando-se neste projeto,que a Cia Le Rêve de La Soie,propõe duas residências artísticas para a construção do espetáculo "Presenças", no período de dez semanas.

A primeira residência na cidade de Manaus, durou quatro semanas,trabalhando uma carga horária de quatro horas por dia,de segunda a sábado para: preparação física corporal;laboratórios de pesquisa; diálogo sobre o discurso proposto; montagem da primeira parte da obra.Na segunda residência, o trabalho acontecerá na cidade de Marselha/FR, para o término da obra, em um lugar privilegiado, espaço de trabalho para a dança, onde acontecerão ensaios técnicos e sua pré estréia,favorecendo a Contem Dança Cia a satisfação da troca de experiência e vivência com os artistas participantes do evento, e  em especial os Marselhenses.
Até o dia 31 de março, o coreógrafo francês Patrick Servius da Cie le Revê de la Soie esteve desenvolvendo em Manaus, em parceria com os bailarinos locais, os primeiros processos criativos do espetáculo "Presenças", contemplado no Prêmio Funarte Klauss Viana 2012.

A produção , que tem o objetivo de se aprofundar na identidade do amazonense, está prevista para estrear em setembro, no palco do Teatro Amazonas.

Pretende-se realizar uma apresentação no Teatro amazonas e duas no Teatro da Instalação gratuitamente.

 
Os artistas envolvidos no Projeto em Manaus são:
Intérpretes-criadores: Francis Baiardi, Adan Santos, Sumaia Farias e Alessany Negreiros,
Registro Audiovisual: Cléia Alves
Trilha Sonora: Eliberto Barroncas.

De acordo com Francis Baiardi, diretora e coreógrafa da Contem Dança Cia, a proposta do projeto e fazer das nossas diferenças culturais uma única verdade, através de uma experiência sensível e honesta, a apresentar com um resultado já definido, em Marselha Capital Européia da Cultura 2013.
 
Marselha foi escolhida a Capital Européia da Cultura 2013, mais de 400 eventos e 80 exposições serão apresentadas. E durante todo ano de 2013 será o palco da cultural, apoiando a criação contemporânea internacional, como também criando uma dinâmica para a dança na cidade.
Em agosto, acontece a segunda fase: é a vez dos amazonenses passarem 40 dias em residência artística na KLAP – Maison Pour la Danse, em Marselha. Na França, além de fecharem o ciclo de produção de “Presenças”, os participantes do projeto  vão ministrar oficinas de dança, percussão, capoeira e apresentarão o espetáculo “Dinahí”.
 
O projeto “Presenças” é uma realização da Contem Dança Cia e Cie  Le Rêve de La Soie,
do lado francês, o intercâmbio está contando com o patrocínio da Direção da Cultura de Marselha, Conselho Regional PACA, Instituto Francês e Conselho Geral 13, além da parceria da Associação Marselha Objetivo Dança, KLAP e Le Grenier Du Corps. Do lado amazonense, a produção do espetáculo tem o apoio da Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas (Aprodam), do Iacas .

Sobre Patrick Servius
Coreógrafo da Companhia “Le Rêve de la soie”, começou a sua formação na dança jazz e clássica antes do seu encontro com a dança contemporânea e as artes marciais nos anos 90. Seu percurso artístico e a sua curiosidade lhe permitiu cruzar o universo da moda, da fotografia, do vídeo, da música e do teatro.
O corpo se encontra no centro do seu trabalho. O que lhe interessa, é o momento onde alguma coisa nos escapa, onde as memórias escondidas reaparecem, a perda de controle no ato artístico. Estes momentos de deslumbramento onde somos atravessados por algo que nos ultrapassa e, que nos revela a nós mesmos.

Patrick Servius já ministrou uma oficina de dança  para o Balé Folclórico do Amazonas em 2012 e  para os alunos do curso de dança da Escola de Artes e Turismo da Universidade Estadual do Amazonas- ESAT, foi convidado para ministrar uma oficina de dança contemporânea  a ser ministrada para o Corpo de Dança do Amazonas em 2013.








Foto Cléia Alves

 
 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário