quinta-feira, 18 de julho de 2013

CIAS DE DANÇA DE MANAUS REALIZAM INTERCÂMBIO


A Contem Dança Cia e FACCI-Centro de Investigação em Arte e Cultura estarão realizando duas apresentações de dança contemporânea dos espetáculos T(EU) Olhar da Contem Dança Cia e Dinahí do FACCI- Centro de Investigação em Arte e Cultura no município de Presidente Figueiredo nos dia 19 e 20 de julho como contrapartida do Proarte-2011.A duas Cias foram contempladas com o Programa de Apoio às Artes-PROARTE 2011 promovido pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, assim também como estarão realizando oficinas de ballet clássico, jazz e dança contemporânea para a comunidade de Presidente Figueiredo.
Com os objetivos do intercâmbio cultural das cidades de Manaus e Presidente Figueiredo, visando promover à formação de plateia e dar continuidade as atividades da Contem Dança Cia e FACCI- Centro de Investigação em Arte e Cultura as duas cias iniciam os projetos de intercâmbio cultural no interior do Amazonas e no dia 29 de julho partem para França onde farão residência artística na cidade de Marselha, realizando também apresentações de dança, palestra e oficinas de capoeira e dança.
Sobre a Contem Dança Cia
Fundada pela artista pesquisadora Francis Baiardi, a Contem Dança vem com o objetivo de investigar a dança e expressar através da arte contemporânea, o “falar” com a sua identidade própria e artística, promovendo, estimulando e trocando experiência artística dentro e fora da Cia. O primeiro trabalho da Cia estreou em 2008, no Projeto Laboratório Contemporâneo, apresentando o espetáculo ‘Episódio 1-Começomeiofim”. Em 2010 foi premiada com o espetáculo Insights, Imagens e Ensaios, pelo Prêmio Artes Cênicas na Rua – FUNARTE e pelo Edital de pautas da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas – SEC. Ainda em 2010 recebeu o prêmio PROARTE–SEC para a criação e produção do espetáculo solo Episódios. No ano de 2011 contemplado pelo PROARTE-SEC para a montagem da obra “T(EU) Olhar...” Tendo o comprometimento com o fazer artístico, a Contem Dança vem fomentando a dança praticada no Amazonas, contribuindo para o pensamento da dança contemporânea em todas as instâncias.
Release do espetáculo T(EU) Olhar
Em favor de um olhar mais sensível, é que o presente espetáculo retrata“T(EU) olhar...” ao buscar: entender, sentir, perceber e observar a relação do eu - corpo, às vezes opressor-oprimido. Assim, a obra contribuirá para o crescimento artístico, social e cultural dos artistas envolvidos, do espectador e desse lugar.
 
Ficha Técnica
Direção/Coreografia: Francis Baiadi
Assistente de Coreografia: Alessany Negreiros
Intérpretes: Alessany Negreiros,Fabíola Bessa,Huana Viana,
Ana Carolina Souza.
Concepção de Luz: Cleinaldo Marinho
Operador de Luz: Amanda Pinto
Concepção de Figurino: Contem Dança Cia
Pesquisa da trilha sonora: Francis Baiardi
Registro Audiovisual: Cléia Alves
Produção: Contem Dança CIa 
 
Sobre a FACCI-Centro de Investigação em Arte e Cultura
A FACCI – Centro de Investigação em Arte e Cultura é uma idealização das pesquisadoras e artistas Amanda Pinto, Cléia Alves e Francis Baiardi que juntas perceberam a importância de  criar um centro de pesquisas para a cultura afro,ameríndia e afroameríndia em Manaus.Os trabalhos se centram em pesquisas que dizem respeito ao estudo do corpo na arte em suas possibilidades estéticas e as relações sociais que ele pode discutir. Os processos de criação também são refletidos, com o objetivo de pensar a dança contemporânea.
Release de Dinahí
“Dinahí” é um espetáculo solo que possibilitará a construção e a reflexão sobre a identitária cultural dos povos indígenas, utilizando como objeto de inspiração a Lenda da Mãe D’Água-Dinahí , relacionando-a com a mulher atual, em diferentes tempos e em diferentes lugares, sempre variando conforme a sua necessidade. Como mediadora desta investigação, é usada a Lenda “Dinahí”, transitando entre os universos das tradições indígenas e contemporânea.
Ficha Técnica:
Direção Artística: Francis Baiardi
Assistente de Direção: Fabiola Bessa
Coreografia/Intérprete: Francis Baiardi ou  Amanda Pinto
Assistente de Coreografia: Fabíola Bessa
Pesquisa daTrilha Sonora: Cléia Alves e Francis Baiardi
Projeto de Luz: Francisco Mendes
Operador de Luz: Alessany Negreiros
Figurinista: Luis Santana
Cenografia: Luis Santana
Registro Audiovisual: Cléia Alves
Operador de Som: Fabíola Bessa
Produção: Contem Dança





Nenhum comentário:

Postar um comentário